Você sabia que existem tipos diferentes de remuneração? Isso mesmo. Para cada função, setor e empresa existem critérios especiais para a definição de variáveis de bonificação. E todas envolvem planejamento, definição de metas e avaliação de resultados. Isso se chama remuneração estratégica.
Mas um passo atrás, e antes de seguir, é importante esclarecer o que é de fato remuneração. Você sabe? Remunerar significa conceder ao trabalhador ganhos que correspondem a determinado período trabalhado. Tudo aquilo que ele recebe da empresa pelo serviço prestado.
Parece autoexplicativo, mas é para a compreensão definitiva do que significa assinar um contrato de trabalho. Você, ao contar com o serviço e o tempo de uma pessoa, precisa conceder uma contrapartida previamente acordada.
E existe a remuneração fixa e a remuneração variável. Não é só o modelo clássico de você me presta um trabalho, eu te pago monetariamente de maneira apropriada. Existem maneiras estratégicas de se fazer isso, de motivar para além do salário.
Vamos entender sobre isso:
O salário de um colaborador, direito assegurado pelas Leis da Consolidação do Trabalho (CLT), é uma das formas de remuneração pelo trabalho desenvolvido e dedicação de horas à empresa.
Este salário chamamos de remuneração fixa, e significa a quantia de dinheiro que o colaborador vai receber pelo serviço, acordada previamente, no momento da contratação.
Na maioria dos casos, a remuneração é paga uma vez por mês – entre o último dia do mês vigente e o quinto dia útil do mês seguinte. O montante é combinado aos benefícios sociais incluídos na lei.
Esse tipo de remuneração é o mais conhecido. E com ele, a empresa caminha em conformidade às normas que regem relações trabalhistas. Além disso, há o benefício da motivação, já que o funcionário tende a se sentir seguro com a organização quando ela tem consistência nos pagamentos.
Já a remuneração variável pode ser entendida como uma forma de individualizar o desempenho de cada profissional ou setor de uma empresa. Serve como importante complemento do salário, sendo hoje uma das principais estratégias utilizadas por equipes de RH na gestão e desenvolvimento do capital humano.
Essa forma de remuneração, também chamada de bonificação (PLR) e benefícios corporativos, é baseada em metas. Por isso é fundamental que o RH defina um passo a passo de como será realizada, através de alguns pontos principais.
Nesta etapa, uma pergunta-chave deve ser respondida: o que a empresa pretende com a política de benefícios? Isso porque, com metas bem definidas, fica mais fácil criar uma diretriz de remuneração variável que efetivamente ajude o negócio a alcançar seus objetivos.
Outro detalhe que não pode ficar de fora é uma análise da capacidade financeira da empresa – até que ponto é possível investir sem prejudicar o caixa? Tanto para evitar dívidas quanto para não perder oportunidades de incentivar o time, esse estudo é fundamental. Feito isso, o setor de recursos humanos consegue ter um suporte para o segundo momento.
Com a análise do objetivo da empresa e da capacidade financeira para executar a remuneração, chega o momento de escolher qual será a forma de premiar o esforço e comprometimento dos funcionários.
Participação nos Lucros e Resultados (PLR), Bônus e Gratificações, Prêmios e Incentivos, Participação Acionária, Vales e Comissões são exemplos bem tradicionais utilizados no mercado de trabalho.
Criar regulamentos e deixar claro o objetivo da remuneração variável é o diferencial que assegura o sucesso dessa nova cultura para a empresa. Cada funcionário deve saber o motivo dessa nova remuneração e como ele pode consegui-la. Além disso, é uma oportunidade para conscientizar o time sobre os benefícios de se comprometer com a empresa e de encarar desafios para se autodesenvolver.
Após a finalização do período de planejamento da estratégia, gestores e responsáveis pelos recursos humanos fazem o balanço dos resultados e concedem a recompensa aos funcionários que atingiram suas metas.
Paralelamente, é importante que a liderança encontre formas de estimular aqueles que não atingiram – ou atingiram parcialmente – os objetivos que levariam à premiação.
A ideia, aqui, é promover um clima saudável, onde o colaborador deseje a superação pessoal e ao mesmo tempo aprecie a conquista dos colegas. Aplicando esses passos de planejamento, execução e gestão, certamente o negócio todo só tem a ganhar.
Se você tem interesse em saber mais sobre porque contratar uma empresa de benefícios corporativos de credibilidade, não deixe de ler esse artigo.
Contratar as soluções Ticket é muito simples.
Basta acessar esse link, fazer a simulação, completar o cadastro, e começar a receber o benefício na empresa.
Ou solicite uma proposta comercial e entraremos em contato com você.