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5 dicas para deixar o sedentarismo de vez

corrida

Quer ficar mais saudável e ter mais qualidade de vida? Confira essas dicas para deixar o sedentarismo de vez!

Você sabia que a população mundial está cada vez mais sedentária? Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o número de pessoas que não praticam nenhuma atividade física está aumentando e o sedentarismo já é considerado o quarto maior fator de risco de mortalidade global.

Aqui no Brasil, não é diferente. Devido à crise econômica, ainda menos pessoas estão praticando exercícios com frequência. Isso porque a maior parte dos brasileiros ainda prefere fazer atividades físicas em cursos e academias, que ficam mais inviáveis em épocas de instabilidade.

Mas existem maneiras de driblar esse problema e deixar o sedentarismo para trás. Quer saber como? Confira!

 

Por que deixar o sedentarismo de vez?

Para se convencer de que fazer atividades físicas é importante, você deve entender quais as vantagens que elas trazem. Para o seu corpo, são muitos benefícios: elas reduzem a incidência de doenças cardiovasculares, como hipertensão e infarto do miocárdio; diminuem a possibilidade de ter diabetes, osteoporose e alguns tipos de câncer; além de ser uma das maneiras de lutar contra a obesidade.

As atividades físicas também estimulam os sistemas do corpo – nervoso, cardiorrespiratório, osteomuscular, etc – e, assim, fazem com que eles funcionem melhor no dia a dia, proporcionando mais qualidade de vida. Por fim, deixar o sedentarismo também vai melhorar sua autoestima e possibilitar mais socialização. São muitas vantagens!

 

Como incorporar a atividade física no dia a dia?

O fato é que, ainda mais do que o dinheiro, tempo é o que falta para a maioria das pessoas. Todos trabalham e estudam o dia inteiro, não encontrando tempo para se exercitar. Mas é possível praticar atividades físicas do mesmo modo – e nem perceber que seu corpo está trabalhando! Veja algumas dicas:

 

  1. Faça uma faxina em casa

faxina

Você pode fazer seus 30 minutos diários de atividade aeróbia realizando as tarefas que tem que realizar de qualquer modo: lavar as roupas, lavar a louça, varrer a casa, passar pano no chão, limpar as janelas, arrumar os quartos… A casa fica limpinha e você se exercita!

 

  1. Caminhe um pouco mais

corrida

Estamos muito acostumados a ir de carro para qualquer lugar e, por isso, caminhamos menos. Tente incluir momentos em sua rotina que o forcem a caminhar mais. Você pode começar estacionando o carro mais longe do trabalho ou descendo em uma parada de ônibus antes da certa. Procure também ir a pé a lugares próximos da sua casa, como a padaria ou a mercearia.

 

  1. Ande de bicicleta

andar de bicicleta

Essa é uma prática que muitos brasileiros já adotam. A bicicleta pode ser um transporte para o trabalho ou a faculdade, um meio de locomoção fácil no dia a dia ou ainda sua diversão nos fins de semana. Que tal subir na bicicleta e passear pelo seu bairro no domingo a tarde?

 

  1. Use as escadas

subindo escada

Em vez de pegar o elevador ou usar as escadas rolantes, suba e desça os andares do seu prédio, do prédio da empresa ou do shopping center pelas escadas normais. Você faz um exercício aeróbio e ainda trabalha os músculos das pernas!

 

  1. Leve o cachorro para passear

família

Passear na rua ou no parque com seu cachorro é uma ótima maneira de deixar o sedentarismo de vez. É uma atividade divertida e você sempre terá o que contar sobre esses momentos. Além disso, passear também faz muito bem para o pet e vocês podem conhecer pessoas – e cachorros! – novas.

Deixar o sedentarismo não precisa depender de uma matrícula na academia. Incorpore atividades físicas em sua rotina para trabalhar os músculos, melhorar sua saúde e se sentir melhor consigo mesmo.

Conte para a gente o que você faz para se exercitar! 🙂

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