Líderes saudáveis impactam na qualidade de vida do trabalho

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Liderança saudável impacta na qualidade de vida no trabalho

Pode ser difícil para algumas organizações manter a qualidade de vida no trabalho dado que existem muitas razões pelas quais os colaboradores possam estar ansiosos, cansados, preocupados, com medo ou até mesmo desmotivados no ambiente corporativo.

A falta de organização, a submissão a liderança autoritária, a falta de comunicação entre as pessoas, o aumento no ritmo de trabalho e a exigência no aumento da produtividade são alguns exemplos que podem afetar a saúde dos trabalhadores.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada cinco pessoas podem sofrer de algum problema de saúde mental no trabalho – essas adversidades, por sua vez, impactam diretamente em uma boa gestão de pessoas, pois ocasionam na perda de produtividade, rotatividade entre os colaboradores, entre outros fatores.

Além disso, o assédio moral ocasionado por gestores ou até mesmo pelos próprios colaboradores submetem o trabalhador a constrangimentos ou humilhações de forma repetida e prolongada que podem ocasionar na Síndrome de Burnout, também conhecida como Síndrome do Esgotamento Profissional.

 

> Complemente sua leitura: Quiet quitting: o que é e como evitar a demissão silenciosa?

A liderança e sua influência na qualidade de vida no trabalho

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de recrutamento Robert Half, os profissionais brasileiros são os mais estressados do mundo decorrente da pressão diária e o excesso de trabalho.

Entre os quase 1.800 gestores de Recursos Humanos entrevistados, foi constatado também que 52% dos colaboradores criticam a sobrecarga de trabalho, enquanto 44% deles alegam sentir falta a de reconhecimento de seus esforços por parte dos superiores.

Podemos observar através dessa e das pesquisas citadas anteriormente que os danos muitas vezes surgem em decorrência de uma liderança tóxica que não apenas afeta negativamente os colaboradores, como também as organizações quais estão inseridos.

É por isso que a liderança de pessoas tem uma enorme influência na promoção do bem-estar e na qualidade de vida no trabalho – uma vez que os gestores são considerados modelos para suas equipes, assim como grandes motivadores para a retenção de talentos.

Como a liderança pode promover um ambiente de trabalho mais positivo dentro de sua organização?

Há uma série de comportamentos e estratégias específicas para aumentar a felicidade no trabalho, por isso, reunimos uma lista de recomendações sobre boas práticas a serem seguidas – opcionalmente, é claro – para aumentar a qualidade de vida do trabalho:

Fale abertamente sobre saúde mental

Um primeiro passo eficaz para deixar seus funcionários mais à vontade com a ideia de discutir aspectos sobre a sua saúde mental no local de trabalho é falar aberta e regularmente a respeito disso.

Procure maneiras de abrir o diálogo sobre bons hábitos, seja a respeito da alimentação saudável na pausa do almoço ou até mesmo sugerindo soluções que possam otimizar o trabalho remoto. O bem-estar no local de trabalho tem muitas facetas, e cada uma delas valem a discussão em conjunto.

A simples ideia de tornar esses tópicos familiares podem permitir que os colaboradores se sintam mais à vontade de recorrer à gerência quando precisarem de apoio em alguma atividade considerada estressante ou demasiadamente desafiadora.

Seja vulnerável e ouça ativamente

Uma ótima maneira de incentivar a comunicação honesta é demonstrar vulnerabilidade primeiro. Experimente fazer isso com sua equipe iniciando uma conversa com uma declaração de vulnerável seguida de uma solução.

Por exemplo, durante uma reunião, você pode dizer: “Estou me sentindo sobrecarregado hoje, então programei meditações de 5 minutos na minha agenda. Como vocês estão se sentindo hoje?”.

Incentive o reconhecimento dos funcionários

Os colaboradores anseiam por reconhecimento no trabalho e essa simples ação pode trazer diversos benefícios para empregados, dando a eles uma sensação de realização e pertencimento por suas contribuições em prol do sucesso da equipe e da empresa em geral.

Muito embora a iniciativa possa vir de colegas ou clientes, convenhamos que é mais significativo que ela venha de um gerente ou então, do próprio CEO da empresa – seja através de uma nota manuscrita, um certificado ou cartão presente – a ação contribui para que os funcionários se sintam mais seguros e motivados a continuar desempenhando um ótimo trabalho.

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Forneça feedbacks regulares

Solicitar e fornecer feedbacks regularmente pode ajudá-lo a entender as áreas em que você precisa oferecer mais suporte. Em meio a isso, você pode propor aos colaboradores sugestões sobre atividades que eles gostariam de ver no ambiente corporativo e que possam aumentar sua felicidade no trabalho.

Crie uma atmosfera de respeito

Tratar seus pares com respeito é essencial para manter um ambiente de trabalho mais produtivo, isso inclui abster-se de fazer suposições sobre as habilidades de alguém ou menosprezar ideias sugeridas. Além disso, os líderes devem estar cientes de sua linguagem corporal e tom de voz, a fim de transmitir maior segurança para sua equipe.

Como líder, você deve proteger sua própria saúde mental

Muito embora seja esperado que os gestores tenham maturidade emocional para proteger a saúde mental de seus pares, é preciso que estes profissionais compreendam a importância de gerenciar e controlar suas próprias emoções para não impactar negativamente as pessoas ao seu redor.

Para além disso, cuidar de si mesmo é tão importante quanto a adquirir experiências técnicas, habilidades ou conhecimentos que você traz para a sua função, já que quando um bom profissional não está no seu melhor estado – tanto físico, quanto mental – fica difícil ser um modelo positivo no que diz respeito a liderança de pessoas.

Os principais benefícios de manter à saúde mental e o bem-estar em dia incluem impactos positivos mensuráveis em diversas áreas, como, por exemplo:

  • Você mesmo, líder ou gestor – seu desempenho, satisfação no trabalho, produtividade, sucesso, saúde e bem-estar tendem a aumentar significativamente;
  • Qualidade de vida no trabalho – sua equipe será influenciada por você e a motivação em dia traz diversos benefícios para empregados – o que, por sua vez, melhora o clima organizacional;
  • Suas ações de alta performance podem impactar positivamente na cultura e no planejamento estratégico definidos pela organização.

Sabemos que a pressão no topo pode ser intensa, mas se em algum momento você se encontrar falando consigo mesmo em tom crítico, faça o seguinte questionamento: “eu falaria com outras pessoas dessa forma?” Geralmente, descobrimos que a resposta é não, o que significa que você não deve estar cuidando de si com a mesma gentileza que oferece a sua equipe.

Por esse motivo, é importante desafiar esses pensamentos para proteger seu bem-estar mental a fim de permanecer mais produtivo e confiante na capacidade de apoiar terceiros para promover a qualidade de vida no trabalho com eficiência e sensatez.

 

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