A importância das campanhas de conscientização para qualidade de vida no trabalho

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Campanhas de conscientização aumentam a qualidade de vida no trabalho

As campanhas de conscientização – como as de Outubro Rosa ou Novembro Azul – fazem parte de uma cultura empresarial voltada a qualidade de vida no trabalho.

Além de serem indispensáveis para promover pilares de saúde e sustentabilidade, previnem condições negativas para colaboradores e empresa, chamando atenção para ações que possam impactar diretamente no cotidiano de todos.

Por isso, é essencial que os profissionais de Recursos Humanos se atentem às campanhas que cabem ao propósito e a missão de suas corporações para trazer com mais destaque os temas de conscientização importantes para os líderes de pessoas e seus colaboradores no decorrer do ano.

O que são as campanhas de conscientização?

As campanhas de conscientização são uma série de ações e eventos que buscam, em períodos pontuais do ano, trazer orientações e incentivar atividades e atitudes para trabalhar na prevenção de um determinado tema.

Instituições de saúde, no geral, usam os meses, representados por cores diferentes, para dividir o foco das campanhas, de forma que cada mês esteja centrado em uma condição. Assim, a promoção da qualidade de vida estende-se por todo ano, trazendo atenção para diferentes âmbitos da saúde, variando entre benefícios físicos e mentais.

A importância das campanhas de conscientização nas corporações

Nas empresas, essas campanhas são parte essencial do planejamento estratégico da gestão de pessoas. Isso porque são ótimas ações para demonstrar interesse, engajar e trazer vantagens para os empregados.

Além disso, as campanhas de conscientização são ótimas oportunidades para implementar benefícios acessíveis relacionados à qualidade de vida, como por exemplo: palestras online ou presenciais, exercícios, alongamentos, automassagem ou até mesmo, novas políticas de inclusão para profissionais.

Todas essas iniciativas podem aumentar o senso de pertencimento dos colaboradores e trazer mais credibilidade à liderança de pessoas da empresa.

Como organizar campanhas de conscientização?

Como mencionamos anteriormente, as campanhas são divididas por meses e cada mês tem suas cores. Naturalmente, acaba sendo mais fácil para a gestão de pessoas determinar no calendário quais ações serão implementadas em cada mês. Por isso, trouxemos algumas dessas campanhas, seus significados e ideias para promovê-las.

Janeiro Branco: começamos o ano falando sobre a importância da saúde mental para uma boa qualidade de vida. É muito comum associar saúde apenas ao aspecto físico, mas diversas pesquisas como o levantamento da Bradley University já comprovaram que a saúde mental tem um grande impacto na prevenção, tratamento e até no surgimento de doenças físicas.

Além disso, condições muito comuns como a depressão e ansiedade impactam significativamente na produtividade da empresa e podem levar, até mesmo, a uma demissão silenciosa, também conhecida como quiet-quitting.

Nesse momento, é interessante trazer ações de bem-estar aos colaboradores voltadas a exercícios, por exemplo, mas também é necessário informar sobre os sintomas das condições mais recorrentes e atividades importantes para preveni-las e tratá-las.

É possível, até mesmo, usar os benefícios que sua empresa já tem, como cartão de Alimentação ou Restaurante¸ incentivando o uso para uma alimentação mais saudável – essencial no tratamento de condições físicas, mas também psicológicas.

Abril Verde e Azul: o abril azul representa a conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA) enquanto o abril verde refere-se à conscientização sobre segurança do trabalho. Muitas empresas já possuem políticas de inclusão para pessoas com autismo, uma prática de mercado essencial. Porém, também é possível promover benefícios flexíveis que incluam acesso à medicamentos.

Quanto à segurança do trabalho, é interessante aproveitar esse mês para trazer destaque às medidas internas relacionadas com a prática assim como promover uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) – obrigatório conforme Norma Geral pela Portaria SIT nº 787.

Junho Vermelho e Laranja: junho é um mês muito comum para campanhas de doação de sangue e por isso é conhecido como junho vermelho. Neste cenário, é interessante promover campanhas de incentivo para doação e prestigiar os colaboradores que aderirem a campanha com folgas ou brindes.

Além disso, junho também é laranja pois traz visibilidade para a luta contra a anemia e leucemia, podendo ser fundida com a campanha de junho vermelho trazendo informações em forma de cartilhas, por exemplo, e promoção da doação de medula óssea.

Agosto Dourado: aqui, iniciamos a campanha para incentivo à amamentação. Portanto, é um mês chave para oferecer políticas de licença maternidade e políticas de gênero. A amamentação também é um fator interessante para prevenção do câncer de mama, então agosto também pode ser um mês para começar o gancho da promoção de prevenção de câncer.

Setembro Amarelo: este, junto aos próximos, é um dos meses de conscientização mais conhecidos e trata-se de uma das preocupações mais latentes do século XXI, sendo considerada uma epidemia. Por isso, é importante fazer uma campanha responsável, com informações de acordo com a Cartilha de Prevenção ao Suicídio.

Os profissionais de RH podem promover comunicados, palestras, desenvolver ou divulgar políticas de prevenção, como canais de atendimento ou benefícios para tratamentos de saúde, como descontos em psicólogos, por exemplo.

Outubro Rosa: a campanha contra o câncer de mama é a mais recorrente em empresas para conscientização de mulheres. O câncer de mama, após o câncer de pele, é o mais frequente entre mulheres no Brasil.

De acordo com o Instituo Nacional de Câncer (INCA)  cerca de 66.280 casos de câncer de mama foram estimados no Brasil em 2021, porém, quando tratado na fase inicial, possui probabilidade de cura de 95%.

Por isso, essa campanha é focada, principalmente, na promoção de exames de prevenção, informativos sobre as predisposições, fatores de risco, sintomas e a importância do diagnóstico. Benefícios como convênio também aumentam as chances que seus colaboradores realmente façam os exames.

Novembro Azul: já em novembro, a campanha tem como foco a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata. Este é o segundo câncer mais comum entre os homens brasileiros atingindo 65.840 homens apenas em 2020. Por isso, também é uma das campanhas mais recorrentes.

Dessa forma, a área de Recursos Humanos pode optar pela mesma abordagem do câncer de mama, trazendo incentivos para os exames de prevenção, cartilhas sobre fatores de risco, sintomas e diagnóstico. Além disso, é interessante pensar em colaborações com o convênio, principalmente, para profissionais a partir dos 50 anos.

Dezembro Laranja: dezembro, devido a sua proximidade com os feriados de final de ano e por ser um estimado período de férias, é um mês importante para conscientização do câncer de pele. Felizmente, o caso mais comum não é letal, mas é interessante que haja campanhas para que os colaboradores se protejam durante as férias para que possam retornar saudáveis para o trabalho.

Aderir a um calendário de campanhas, desde o início do ano facilita o planejamento estratégico da organização para segurar o ano engajando seus colaboradores, mas você também pode motivá-los com diversos outros benefícios.

 

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