Qualidade de vida no trabalho: entenda a importância em 2024

funcionarios felizes em torno de mesa
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A qualidade de vida no trabalho (QVT) é um dos temas mais discutidos atualmente, por estar diretamente relacionado ao aumento da satisfação e da produtividade do trabalhador. Mas podemos dizer que isso vai além de brindes e ações de datas comemorativas.

Para promover um ambiente de trabalho melhor, que leve em conta o bem-estar dos funcionários, a empresa precisa repensar as suas ações e atitudes em relação aos colaboradores, fazendo um diagnóstico do ambiente atual para criar medidas práticas e mudar o cenário.

Uma empresa com baixa QVT, geralmente tem funcionários com a saúde organizacional afetada, o que não favorece a realização das atividades em sua plenitude, tem altos índices de turnover e absenteísmo, não consegue reter seus talentos e tem prejuízos financeiros por baixa produtividade.

Por isso, neste artigo vamos mostrar como o bem-estar dos trabalhadores pode impactar toda a empresa e porque deve ser prioridade.

 

O que é a qualidade de vida no trabalho?

O autor Idalberto Chiavenato diz que a qualidade de vida no trabalho se traduz na satisfação dos colaboradores em relação ao seu trabalho, na adequação do ambiente e das tarefas, cultura e clima organizacional, companheirismo, confiança, salários competitivos e concessão de benefícios.

Dessa forma, a QVT também se traduz em ações que a própria empresa toma para promover o bem-estar dos colaboradores, como melhorias de equipamentos, inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais.

 

Veja aqui sobre o que é felicidade no trabalho e como as empresas podem realizar ações para promover.

 

Todas essas mudanças, visando melhorar o ambiente de trabalho e a satisfação, permitem um aumento da produção, melhorando as relações de trabalho e valorizando o capital humano das empresas. No contexto do trabalhador, o trabalho sai do cenário de opressão e controle, para um cenário mais participativo, onde ele pode fazer parte de um propósito maior e enxergar o valor do seu trabalho.

De forma bem ampla, a qualidade de vida no trabalho está relacionada ao bem-estar físico, mental, financeiro e psicológico da pessoa. E estão ligados diretamente à capacidade produtiva da empresa, pois funcionários felizes produzem mais e melhor. Entre algumas melhorias relacionadas a qualidade de vida no trabalho, podemos citar:

  • benefícios, como vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte e outros;
  • cultura de feedbacks;
  • comunicação clara e objetiva;
  • liderança bem capacitada;
  • metas atingíveis;
  • cultura organizacional forte;
  • clima organizacional satisfatório;
  • boas relações interpessoais;
  • liberdade de participação em projetos.

 

Leia mais sobre saúde ocupacional e como as empresas precisam ser corresponsáveis pelos seus colaboradores.

 

Qual a importância da qualidade de vida no trabalho?

Além dos clientes externos, as empresas também possuem seus clientes internos, os colaboradores. Ter os funcionários como embaixadores da empresa, promovendo a organização, satisfeitos e com sentimento de pertencimento, é o melhor caminho para aumentar a produtividade, reter os talentos e fortalecer sua imagem.

A entrega de um serviço ou produto é o reflexo da motivação dos trabalhadores, para que seja bem feito e tenha longo prazo, o ambiente precisa ser agradável.

Lugares tóxicos não seguram bons funcionários e causam prejuízos à saúde, aumentando os índices de doenças psicológicas.

De acordo com os dados levantados pela Agência Brasil, temos como exemplo a depressão, que afeta 11,5 milhões de pessoas no Brasil, e até 2030, será a doença mais comum no nosso país.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2019, aproximadamente 20 mil brasileiros solicitaram afastamento do trabalho por doenças mentais relacionadas ao trabalho.

 

Saiba mais como promover a saúde mental no trabalho e quais os benefícios envolvidos.

 

Isso não significa que a empresa se tornará um conto de fadas e não mais poderá fazer a cobrança das entregas por parte dos funcionários, assim como também não significa arrumar um  espaço bonito com poltronas e uma mesa de sinuca.

A QVT visa entender a situação dos trabalhadores, seus recursos, demandas, atribuições, tecnologias disponíveis, para que a organização possa proporcionar melhores condições para que ele desenvolva seu trabalho.]

 

Quais as vantagens de ter qualidade de vida no trabalho?

Os programas de qualidade de vida no trabalho são igualmente importantes para os funcionários e organizações. Pois, por meio deles, os colaboradores podem trabalhar melhor, com satisfação e motivação elevadas. De modo que as empresas que possuem esses programas conseguem se destacar e obter vantagem competitiva no mercado.

Com um ambiente mais leve e agradável, os funcionários aumentam a sua produtividade, o que traz mais lucro para as empresas. Os programas de qualidade de vida no trabalho ajudam o funcionário a ter mais resistência ao estresse e, consequentemente, melhor inteligência emocional e mais eficiência. Além destas, podemos citar outras vantagens.

 

Controle de absenteísmo

O controle do absenteísmo é muito importante, pois ele pode evoluir para outros problemas, como turnover, queda na produtividade, processos trabalhistas e prejuízos financeiros. Mas algumas medidas podem ajudar a manter essa taxa controlada:

  • avaliar o clima organizacional: isso pode ser feito por meio de pesquisas para medir a qualidade do ambiente corporativo e a satisfação geral;
  • jornadas de trabalho flexíveis: esse benefício é muito bem visto pelos funcionários e permite que ele se ausente nos horários convencionais para resolver um problema e trabalhe em horários alternativos para cumprir as horas de trabalho;
  • controle de ponto: é essencial para que os gestores avaliem a assiduidade dos colaboradores, registrando os horários de entrada, intervalos de jornada e saída.

 

Retenção de talentos

O mercado de trabalho atual vive um dilema: de um lado temos milhares de pessoas desempregadas e, do outro, muitas vagas abertas nas empresas. Mas acontece que nem todos os desempregados suprem as vagas, por questões de qualificação.

Os bons profissionais acabam tendo a oportunidade de escolher onde querem trabalhar e, por isso, é preciso oferecer algo além do salário para atrair esse profissional. E entre os benefícios de reter esses profissionais, podemos citar:

  • melhoria do clima da organização: as ações melhoram a satisfação dos colaboradores, que tornam o ambiente mais leve e descontraído;
  • redução com os custos trabalhistas: a retenção de talentos gera times mais fortes, com resultados melhores e diminuição da saída dos funcionários da empresa;
  • consolidação do employer branding: os funcionários se tornam embaixadores e promotores da empresa, mantendo a imagem mais forte perante o mercado.

Leia mais sobre como melhorar a retenção de colaboradores usando benefícios.

 

Redução da taxa de turnover

O turnover causa muito prejuízo financeiro para a empresa e entre as principais causas, podemos citar a sobrecarga de serviço, falta de reconhecimento e de flexibilidade.

Uma das ações que leva a diminuição da rotatividade é fornecer benefícios aos funcionários, como vale-alimentação, vale-refeição, vale-cultura, plano de saúde e outros. Entre os benefícios da redução do turnover, temos:

  • retenção de talentos;
  • aumento da produtividade;
  • melhora na entrega de resultados e crescimento da empresa.

Leia mais sobre os maiores motivos de desligamento entre funcionários e o que fazer para evitar.

 

Produtividade

A qualidade de vida e a produtividade estão intimamente relacionadas, visto que para exercer nossas atividades profissionais, precisamos estar com energia física e psicológica. Níveis altos de estresse podem levar a quadros mais complicados como o Burnout e outras complicações, o que acaba afetando a produtividade.

Dessa forma, quando a empresa implementa programas de qualidade de vida no trabalho, como parcerias com academia, vale-cultura, auxílio-creche, bolsa de estudos e outros, ela acaba contribuindo para melhorar a saúde e a produtividade, o que traz os seguintes benefícios:

  • alcance das metas da empresa;
  • atração e retenção de talentos;
  • melhora dos relacionamentos internos;
  • integração entre as áreas.

 

Colaboradores mais saudáveis

Quando a empresa oferece benefícios como vale-refeição, vale-alimentação, ela está ajudando o empregado a garantir uma alimentação saudável sem comprometer o seu salário, com a garantia daquele valor todos os meses. Isso ajuda na melhoria da qualidade de vida, uma vez que a alimentação é essencial para uma boa saúde.

Outros benefícios também contribuem para melhorar a saúde, como parceria com academias, incentivando a cuidar da saúde física, parceria com plataformas de serviço à saúde mental, com descontos para tratamentos, além dos planos de saúde e planos odontológicos.

 

Leia mais sobre quais os tipos de benefícios para os funcionários e qual a importância.

 

funcionários felizes discutem gráficos de resultados ao redor de mesa

 

Como medir a qualidade de vida dos colaboradores?

Depois das ações para melhorar a qualidade de vida no trabalho, é importante monitorar para saber se estão sendo eficazes ou se precisam ser substituídas. Pois, elas precisam atender às necessidades dos funcionários para fazer sentido. Para isso, são usados alguns instrumentos.

Pesquisa interna

Geralmente, essa é uma das primeiras etapas, podendo ser anônima ou não, para descobrir os principais problemas da empresa. A forma mais simples é aplicando um questionário de opinião entre os colaboradores com uma escala de satisfação entre 0 a 10 para que ele possa preencher.

Essa pesquisa ajudará a identificar os gargalos e ver como estão afetando a qualidade de vida dos funcionários. A empresa também pode envolvê-los nas soluções.

Conversa com gestores

Para avaliar as principais dificuldades entre os funcionários, seus problemas e limitações, a troca entre o setor de RH e os gestores é fundamental. Pois, os líderes passam mais tempo com a equipe e, geralmente, tem sua confiança conquistada, de modo que conseguem realizar uma troca mais próxima e conhecem a realidade de cada um do time.

Dessa forma, as condições de trabalho de cada um, juntamente com os desafios e problemas podem ser repassados ao setor, para que possam implementar melhorias, sejam elas tecnológicas, de recursos, benefícios e outros.

 

Quais são os fatores que influenciam a qualidade de vida no trabalho?

O meio onde o indivíduo está inserido exerce grande influência sobre ele e suas capacidades. Com as empresas não poderia ser diferente, por isso, para ter melhores resultados e um crescimento constante e sustentável, as empresas precisam melhorar o ambiente para seus colaboradores.

Com os programas de QVT, é possível ter funcionários mais satisfeitos e engajados, mais bem treinados, comprometidos com a sua carreira e gerando mais resultados com sua atuação.

Clima organizacional

O clima organizacional precisa ser leve e agradável, com pessoas que se respeitam, exercem uma comunicação clara e não-violenta e que se sentem à vontade para atuar em suas posições.

Um ambiente pesado e opressor, onde as palavras precisam ser bem escolhidas, cheio de competição e conversas paralelas, não é saudável e nem produtivo. Por isso, para criar um bom clima, é importante que os gestores incentivem o companheirismo entre os funcionários, para que possam criar bons relacionamentos e terem transparência nas suas ações.

Veja aqui como monitorar o clima organizacional, qual a frequência ideal para acompanhar as ações e como usá-lo no planejamento estratégico da empresa.

Desenvolvimento pessoal

O desenvolvimento pessoal é de extrema importância, pois promove a melhoria das habilidades e das competências de cada colaborador. Se o indivíduo já é bom em determinada atividade, quando suas competências são aprimoradas, ele se torna mais ágil, diminui os erros e faz entregas com mais qualidade.

Um exemplo é a política do Google, que concede aos seus engenheiros 20% do tempo para que se dediquem a projetos não ligados à sua atividade de rotina. O funcionário que tem seu desenvolvimento pessoal incentivado acaba se tornando mais motivado e tem a visão ampliada, o que acaba melhorando seus resultados profissionais.

Oportunidade de crescimento

Esse é um dos principais fatores de retenção de talentos e para que indivíduos escolham a empresa para trabalhar. Com todas as mudanças no campo do trabalho que tem se acelerado desde a pandemia, os profissionais estão mais dispostos a desenvolver competências e se adaptar para atender às exigências do mercado, mantendo o índice de empregabilidade alto.

Dessa forma, para ter funcionários mais dispostos a resolver problemas e assumir responsabilidades, as empresas têm oferecido oportunidades de crescimento, com planos de carreira para que os colaboradores tenham uma perspectiva dentro da organização e mais segurança.

Leia mais sobre a importância do reconhecimento profissional e como ele pode impactar na produtividade.

 

Ambiente psicológico e físico de trabalho

No primeiro ano da pandemia por Covid-19, vimos os índices de prevalência da ansiedade e depressão aumentarem em 25%, segundo dados da Organização Pan-Americana de Saúde e sabemos que esses números só vem crescendo.

A saúde física e mental é de extrema importância para o bem-estar do trabalhador, com a capacidade de melhorar o seu rendimento e relações. Por isso, muitas empresas, para melhorar a qualidade de vida do trabalhador, tem feito parcerias com academias e plataformas de serviços de saúde mental para que seus funcionários tenham desconto e possam cuidar da saúde física e mental.

Além disso, algumas empresas já inseriram na sua rotina ações para promover uma melhoria do ambiente de trabalho, com seminários e workshops discutindo temas ligados à saúde mental e criando uma cultura de comunicação não-violenta, clara e objetiva para manter o local de trabalho agradável e convidativo.

 

Liberdade de decisão e participação

Se sentir pertencente a um grupo e saber qual o seu lugar na organização, bem como a importância do seu trabalho para a empresa, pode trazer mais propósito ao dia a dia do funcionário e fazer com que ele se sinta mais valorizado.

Para isso, é necessário que os líderes não apenas estejam dispostos a escutar os colaboradores, mas também acatem as opiniões, para que eles se sintam incluídos no processo e tenham mais liberdade para sugerir melhorias, contribuindo para o crescimento do setor.

 

Igualdade de oportunidades

A igualdade de oportunidades é importante para não promover competições e diferenças entre colaboradores, o que pode acabar gerando ressentimento e desmotivação. As equipes precisam estar alinhadas e satisfeitas para cumprir bem o seu trabalho.

 

Conclusão

O principal objetivo da qualidade de vida no trabalho é manter os colaboradores engajados, motivados e dar apoio para que possam desempenhar suas funções da melhor forma possível. Por isso, os programas de QVT são tão importantes para o crescimento da empresa, diminuindo o estresse e retendo colaboradores integrados, confiantes e com mais inteligência emocional.

 

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