12 de Julho de 2022
O mesmo levantamento revelou que apenas 19% dos trabalhadores que têm filhos atuam em modelos home office ou híbrido
Uma pesquisa realizada pela Ticket, marca de benefícios da Edenred Brasil, com mais de 370 trabalhadores revelou que 72% das empresas possuem políticas de flexibilidade de horário de trabalho, enquanto 28% mantêm jornadas fixas. De acordo com José Ricardo Amaro, Diretor de Recursos Humanos da marca, esse movimento foi bastante impulsionado pela pandemia, que exigiu das empresas a revisão dos tradicionais modelos e métodos de trabalho diante da necessidade do isolamento social e do trabalho à distância.
Segundo o diretor, esse cenário é bastante favorável à produtividade dos colaboradores, principalmente entre pais e mães. “Proporcionar horários flexíveis aos trabalhadores tem sido uma iniciativa bastante positiva, principalmente entre os que têm filhos. Poder equilibrar as atividades profissionais e as demandas familiares tende a aliviar a pressão do dia a dia, resultando na melhora do equilíbrio emocional e, consequentemente, no desempenho das pessoas”, comenta.
Considerando apenas pais e mães respondentes (66% dos participantes da pesquisa), 32% disseram que seus filhos ficam em escolas ou creches enquanto eles estão no trabalho; 20% ficam em casa, sob responsabilidade dos próprios pais e mães; 21% também permanecem em casa, mas aos cuidados de outras pessoas; 11% passam o dia na casa de parentes; e 16% disseram que os filhos ficam sozinhos, pois já são adolescentes. E quando questionados se contam com a ajuda do (a) parceiro (a) nos cuidados com a família, 77.5% disseram que sim, e 22.5% revelaram que não contam com nenhum auxílio. “É importante que as empresas, por meio de suas lideranças, procurem conhecer algumas particularidades dos colaboradores de suas equipes, para que possam criar iniciativas e jornadas mais customizadas. O colaborador que reconhece a preocupação dos seus líderes por suas demandas pessoais e familiares geralmente valoriza mais a organização e aumenta seu senso de pertencimento, mantendo a produtividade, cumprindo com os prazos estabelecidos e com a qualidade das entregas”, completa o Diretor de RH.
A Ticket implementou o home office para algumas equipes do seu time comercial já em 2005 e, em 2012 o estendeu a todos os profissionais da área. Em 2019, no entanto, passou para todos os colaboradores os modelos flexplace, que permite a flexibilidade do local de trabalho alguns dias da semana, e flextime, que flexibiliza os horários de início de término da jornada de trabalho, permitindo que os profissionais adaptem sua rotina de acordo com seus compromissos.
Entre as pessoas que participaram do levantamento da marca, 73% revelaram que estão trabalhando apenas presencialmente, 17% estão em home office todos os dias e 10% estão atuando em modelo híbrido. Considerando apenas os respondentes que têm filhos, 81% estão atuando presencialmente, 9.5% em modelo híbrido e também 9.5% estão em home office integral.
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